top of page

A Quarta Revolução Industrial

Atualizado: 22 de jul. de 2022


A Quarta Revolução Industrial (4IR) está caracterizada pela indefinição das fronteiras entre os mundos físico, digital e biológico. É uma fusão de avanços em Inteligência Artificial, Realidade Virtual, IoT, Blockchain, Impressão 3D, Engenharia Genética, Computação Quântica etc.


Esta revolução tem o grande diferencial de contar com a força coletiva das redes sociais. Pense em sistemas como o Waze, que dá a rota mais rápida para um destino, assistentes virtuais como Alexa ou o poder de um tweet do Elon Musk de derrubar o valor do bitcoin.


A 4IR não é apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico, mas uma total mudança de paradigma. Segundo Klaus Schwab, presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, que cunhou esta como a Quarta Revolução Industrial, estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.


Os custos de transporte e comunicação cairão, a logística e as cadeias de suprimentos globais se tornarão mais eficazes e o custo do comércio diminuirá; aumentará o nível de renda global e melhorará a qualidade de vida das populações mundiais.


Os países mais desenvolvidos terão uma adoção mais rápida dessas novas tecnologias, mas os especialistas destacam que as economias emergentes são as que mais podem se beneficiar com esta revolução.


É claro que só se beneficiará quem estiver disposto a aprender e a mudar. Quem for capaz de inovar e se adaptar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page